Índice de escritores


A literatura é uma necessidade, essencial para o equilíbrio humano. As sociedades criam suas manifestações literárias (ficcionais, poéticas, dramáticas) a partir de suas crenças, com o intercâmbio de culturas essas manifestações tornam-se universais. A literatura tem um papel formador de personalidade, podendo ser esse papel positivo ou negativo. A Literatura Infanto-juvenil tem uma influência maior no indivíduo, ao passo que este está em desenvolvimento e busca repetir os atos lidos. Todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático que provoquem alguma sensação nas crianças, seja emoção, entretenimento, prazer e mesmo o interesse podem ser consideradas criações literárias.
Partindo dessa  prerrogativa, os índices apresentados investem na tentativa de indexação de sites e/ou blogs referentes a escritores de Literatura Infanto-juvenil no Brasil, visto a importância destas manifestações no desenvolvimento de crianças e jovens, pois estes instrumentos auxiliam a recuperação da informação.  Será utilizada a remissiva ver para indicar o termo preferido, e a remissiva ver também para indicar termos relacionados. É representado por termos específicos, em uma ordem prática, neste caso alfabética.
Abaixo são apresentados os escritores, com alguns comentários sobre os escritores e seus sites/blogs.



O escritor e ilustrador Ricardo Azevedo é autor de mais de 100 livros de Literatura Infanto-juvenil. Dentre estes podemos citar: O peixe que podia cantar, Um homem no sótão, O leão Adamastor. Seu site pessoal apresenta informações sobre o autor e suas obras. Possui um layout agradável, links internos, facilidade de uso e opção de leitura em inglês.

O site do escritor Pedro Bandeira, reconhecido autor da área de Literatura Infanto-juvenil, tem mais de 80 títulos publicados, um dos autores mais vendidos no Brasil e possui diversas premiações na área. O site pessoal do autor reúne informações sobre suas obras, sua vida. Apresenta recursos audiovisuais e possui um layout com as informações bem distribuídas.

Escritora gaúcha, patrona de diversas feiras do livro municipais, escolares e de bibliotecas. Autora dos livros:  A princesa que não sabia chorar e O rapto do líquido mágico, entre outros, possui um site com layout padrão  da rede de artistas gaúchos, com uma fonte pequena no textos, o que dificulta a leitura, porém ainda assim, possui informações importantes a respeito da autora e seus trabalhos.

Importantíssima autora do gênero Infanto-juvenil, foi a primeira escritora fora do eixo Europa-Estados Unidos a receber a medalha Hans Christian Andersen, considerada o prêmio Nobel dos autores para a infância e juventude de todo o mundo. Seus livros são conhecidos pela temática que transcende o universo infantil, por exemplo:  A bolsa amarela, O sofá estampado, Angélica, Os amigos... Sobre o site, une diversas informações sobre a autora e seus proejtos, incluindo a editora e  a fundação que levam seu nome. Possui um layout simples, porém com informações bem organizadas e de fácil acesso.

Artista gaúcha, contadora de histórias e escritora de Literatura Infanto-juvenil. Seu blog um layout carregado com diversas informações, o que por vezes dificulta a leitura. Seus posts são diversificados e podem ser recuperados por datas, possui recursos audiovisuais e além de tudo, é uma forma de comunicação mais próxima entre leitor-autor. Também apresenta links externos.

Autor de mais de  dez livros e grande ilustrador, com mais de 80 livros ilustrados, reconhecido pelo prêmio Jabuti e indicado por outros prêmios internacionais. Chica e João seu livro mais conhecido, ficou em 2º lugar, em 2001, na categoria Melhor texto Infantil ou Juvenil. O blog possui diversas ilustrações do autor, com atualizações constantes e posts organizados por datas

Escritora premiada, possui livros publicados no Brasil e internacionalmente, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Em 2003, passou a ocupar a cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Letras. Seus livros mais conhecidos são: Mico Maneco, No Barraco do Carrapato, Fiz voar meu chapéu, De fora da arca e Um avião e uma viola. Seu site possui um layout limpo, com informações bem distribuídas e fáceis de ser recuperadas. No item Novidades, o leitor pode assinar e receber as notícias mais recentes da vida da autora (RSS feeds).

Escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Escreve ao público juvenil, com livros publicados Te dou a lua amanhã, que recebeu o prêmio Jabuti, Dengos e carrancas de um pasto... A estrutura do site é pautada em recursos de animação, que por vezes dificultam encontrar as informações que se deseja.  Possui textos do autor, obras, e links externos para ambientes de Literatura.

Escritora de mais de 40 livros,  também publicados no exterior. Autora premiada, escreveu dentre outros: Fazendo Nada, As muitas mães de Ariel e Pequenininha. É o site que possui estrutura mais próxima do universo infantil, com categorias bem organizadas e animadas.

PINTO, Ziraldo Alves
ver  ZIRALDO

Gaúcho, contador de histórias e poeta de Literatura Infanto-juvenil. Autor de Bicho-poesia, Os dois amigos e As minhocas também amam e mamam. Seu blog é atualizado constantemente com poemas e eventos literários que o autor organiza e/ou participa, organizados por data de publicação. Possui links externos e vídeos.

Escritor gaúcho, ministra oficinas literárias de narrativa, em 2006 recebeu o Prêmio Açorianos, com o livro O rapaz que não era de Liverpool, também é autor de: O fusquinha cor-de-rosa e Pra lá e pra cá, entre outros. Seu site possui layout simples, com informações organizadas em menu e link para o seu blog.

Autora de mais de 130 títulos publicados, traduzida em mais de 25 idiomas, teve influência de Monteiro Lobato. Premiada com cinco  “Jabuti” e também o Prêmio João de Barro. Seu livro mais conhecido é Marcelo, Marmelo, Martelo. Seu site possui informações sobre sua vida e obras, além disso, apresenta diversos recursos para o público infantil, como jogos e audição de histórias.

É escritor, ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, possui mais de 30 livros publicados para crianças e jovens, dentre eles, Mas eu não sou lobisomem e Rebeca e sua rabeca. Seu site é estruturado com um menu que oferece as informações de forma acessível, possuindo link para seu blog.

SOUSA,  Mauricio de  
Renomado autor de histórias em quadrinhos é criador da Turma da Mônica, conhecida também no exterior.  Possui um site de fácil navegação, com textos elaborados pelo autor e link para o Portal da Turma da Mônica.

Autora dedicada à literatura infanto-juvenil, principalmente à poesia, seus livros mais conhecidos são Astrolábio e Tecelina. O site possui poucas informações, organizadas em menu, disponibilizando links externos e alguns poemas seus.

“Pai” do Menino Maluquinho, grande fenômeno editorial no Brasil, sendo adaptado para diversas linguagens (teatro, cinema, ópera infantil, videogame). Possui uma linguagem pautada no humor. Em 2004 ganhou, com o livro Flicts, o prêmio internacional Hans Christian Andersen. O site possui diversos conteúdos relacionados à suas obras e personagens, sendo de fácil navegação. Possui link para o site do Menino Maluquinho, charges, piadas e outros.